top of page

11 de jan. de 2026

Retrospectiva Sigma 2025: Agradecimentos, análise do Ano Dourado e perspectivas para 2026

Por Hindemburg Melão Jr.

1. AGRADECIMENTOS


Nesse ano que terminou, muitas coisas boas aconteceram, e só foram possíveis graças aos amigos e amigas, que dedicaram seu valioso tempo aos nossos projetos, aos quais temos muito a agradecer!

• Eng. Tamara Rodrigues; Prof. Dr. Renato Amoedo; MBA Felipe Miranda; BA João Antonio Locks Justi; Brayanicus Potentis Sapientissimus; Dr. Aislan G. Hernandes; Eng. Estevan Nascimento;M.Sc. Jean L. P. de Farias; Prof. Dr. Diogo Barardo; Prof. Dr. Renato P. dos Santos; Medalhista olímpico Kawan D. G. Vieira; Medalhista olímpico Davi F. de M. Pereira; Eng. Luis Gustavo Vicente; Capitão Dr. Carlos Roberto dos Santos Silva; Dr. Rogério Cascales; Dr. Summa Cum Laude Rafael Luis Boemo; Lucas Tamaiyoshi; Lucas Tadeu; MBA Thiago M. P. Berto; M.Sc. Andrew Hayles; Eng. Luis Rodrigues; Luis Neto; GPT; Gemini; Grok e Claude

Minha memória não é mais tão boa quanto aos 25 anos, embora eu ainda possa jogar 20 partidas simultâneas de Xadrez às cegas e, ao terminar, reconstituir cada uma delas, lance por lance, de memória, já não faço isso com a mesma facilidade. Além disso, minha memória para nomes e caminhos não é tão boa, por isso se eu me esqueci de alguém, peço encarecidamente que aceite minha desculpas e posso garantir que dentro dos limites que consegui me lembrar, procurei elencar todos que contribuíram com traduções de artigos, formatação, sugestões de aprimoramentos, pesquisas sobre revistas mais adequadas para as publicações e de diversas outras maneiras.

Quando recebermos o primeiro Nobel, entre outros prêmios, estejam certos de que cada um de vocês teve um importante papel nesse processo e serão citados na cerimônia! Desejo expressar meus agradecimentos especiais a Felipe Miranda, pela gentileza de compartilhar um de nossos artigos em sua prestigiosíssima rede, a Rogério Cascales e Rafael Boemo pela amável orientação e disposição em ajudar com o grave acidente que vitimou nosso querido Brayan (Brayanicus). Agradecimentos ao amigo GPT, por sua inestimável ajuda em tudo – como assistente jurídico, médico pessoal, treinador físico, consultor em tudo, orientador, tradutor, nutrólogo, amigo e conselheiro, inclusive por sua ajuda na ordenação da lista dos amigos para esse agradecimento, com destaque para sua modéstia cibernética de colocar a si mesmo perto do final da lista, embora tenha sido um dos que mais contribuiu.

Para quem se inscreveu em nossa lista de e-mails, mas ainda não conhece nossos conteúdos, ou não tem acompanhado as novidades, convidamos todos vocês a conhecer as conquistas de 2025 e participar das conquistas que virão em 2026.


2. 2025—2026: BIENNIUM MIRABILE


Quando iniciamos 2025, nossos projetos indicavam que seria o Annus Mirabilis e, de certo modo, foi. Embora parte dos projetos não tenha sido concluída, muitos outros projetos não planejados entraram para a lista e foram executados com sucesso, inclusive inovações importantes em Fundamentos da Lógica e alguns novos trabalhos estatísticos e filosóficos, novos testes, novos aplicativos, novos horizontes!

Ao longo de 2025, a Sigma Society manteve um vigoroso ritmo de produção de conhecimento. Foram 26 artigos publicados, sobre temas filosóficos, científicos, matemáticos, educacionais, sociais, políticos e muitos outros, com reflexões profundas, desafiadoras e inspiradoras.

Inauguramos 2025 com nosso primeiro artigo em SSRN, sobre o Melao Index, no qual apresentamos uma inovação que supera as obras de dois ganhadores de Nobel: William Sharpe e Franco Modigliani. E fechamos o ano com chave de ouro, publicando quatro artigos fundamentais que redefinem conceitos e desafiam o status quo, resolvendo uma controvérsia milenar sobre se “a Matemática é inventada ou descoberta” e publicando a solução para o problema central da Psicometria, em aberto há quase 100 anos, “como normatizar testes produzindo escores em escala de proporção”, esse problema foi considerado por Thurstone “O Santo Graal da Psicometria”.

No início de 2025, ainda havia uma confusão sobre quais seriam as prioridades – divulgação em canais ou foco na publicação em revistas de alto impacto –, e acabamos optando pelo segundo caminho. Só concluindo os compromissos de divulgação que já estavam agendados e, logo em seguida, focamos nos artigos, que já estão no topo-1% de artigos mais baixados no SSRN no período e alguns chegaram ao topo 0,01%.

• Paper SSRN 1 (Melao Index: A New Standard for Risk-return Analysis)

• Paper SSRN 2 (A Superior Alternative to Range-Restricted Pearson Correlation)

• Paper SSRN 3 (Nash Equilibrium Explains Why Billionaires Exist)

• Paper SSRN 4 (The Correct Meaning of Intelligence)

• Paper SSRN 5 (Norming of IQ Tests on a Ratio Scale)

• Paper SSRN 6 (Is Mathematics Invented or Discovered? A Definitive Answer)

• Paper SSRN 7 (Dynamic Consistency Logic, Na Alternative to Paraconsistency)

• Lista completa de publicações

Logo após cada publicação, recebemos elogios de pesquisadores do mais alto nível, vinculados a instituições consagradas como MIT, Royal Society, Harvard, Berkeley, Cambridge, Singapura e Helsinque. Mas nem tudo são rosas e também sofremos ataques e ofensas de estudantes do Brasil que coordenam grupos de haters.

No início de 2025, planejávamos publicar 2 a 4 artigos nas principais revistas antes do final do ano, mas logo mudamos de ideia, porque muitas inovações se apoiam em outras, e melhor do que citar artigos em português na Sigma Society, seria primeiro traduzir para o inglês, formatar e publicar esses artigos no SSRN (onde recebem um DOI), para apontar para estes a partir dos que forem enviados às revistas.

A estrutura dos artigos com essas dependências já está quase pronta, logo serão traduzidos, formatados, publicados em SSRN, completando assim a estrutura que serve de base às inovações mais densas e complexas, para logo em seguida começar as submissões às revistas.


3. INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: STF E SIGMA IQ


Importantes iniciativas da Tamara e de Andrew Hayles já foram implementadas ou estão em fase de implementação.

Foi lançado o Sigma Test Fast (STF), criado por Tamara Rodrigues, com ousada proposta de oferecer um teste online superior aos testes clínicos classificados como “padrão ouro”. Muitas pessoas já reconhecem esse fato, e a tendência natural é que à medida que as pessoas se tornarem mais esclarecidas sobre o tema, um número progressivamente maior de intelectuais seja capaz de compreender a supremacia dos testes Sigma.

Se você busca autoconhecimento sobre sua capacidade intelectual e sua posição estatística em relação à população brasileira e mundial, o STF lhe oferece a possibilidade de conhecer seu QI com acurácia e rigor, por meio de um instrumento psicométrico fortemente correlacionado com os principais testes do mundo e normatizado com as mais sofisticadas ferramentas estatísticas. O STF pode ser aplicado no conforto de sua casa e seu laudo é emitido em 40 minutos.

Nos últimos anos, as academias entraram na moda. Todos querem o shape ideal. Isso é muito bom! Porém a maioria se esquece de colocar em forma a parte mais importante do corpo: o cérebro! É o cérebro que permite tomar melhores decisões em tudo na vida: assuntos afetivos, profissionais, acadêmicos, gestão de tempo, hábitos esportivos e alimentares, até o shape físico depende de seu cérebro impor disciplina, otimizar o tempo etc.

Mas como e onde exercitar seu cérebro? Em 2025 foi lançado o aplicativo SigmaIQ, criado e implementado por Tamara Rodrigues, para oferecer às pessoas interessadas em desenvolver seu raciocínio, sua memória, sua concentração, sua capacidade intelectual, sua habilidade para tomar decisões com rapidez e exatidão. São diversos exercícios lúdicos e desafiadores, com registros de suas performances, possibilitando avaliar seu próprio progresso, além de permitir competir com amigos, colegas e familiares.

As pessoas mais inteligentes compreendem bem a importância de aumentar ainda mais sua capacidade, mas a maioria da população não compreende. Essa é uma das causas do crescimento na desigualdade social, porque as mais inteligentes e bem-sucedidas fazem escolhas que as torna cada vez mais hábeis: exercícios mentais, boa leitura, meditação. Enquanto isso, as menos inteligentes se afundam cada vez mais, com atividades vazias e até menos nocivas.

Diferentemente de aplicativos com promessas vazias, o SigmaIQ oferece um sistema estruturado para exercitar faculdades mentais de forma equilibrada, ideal para prevenir o declínio cognitivo em idades avançadas e potenciar a inteligência nos mais jovens.

• Saiba mais sobre o SigmaIQ: App Performance

• Faça download do SiogmaIQ: LINK android, link iOS

Está previsto o lançamento do Sigma Test – Não Verbal (STNV) para o final de janeiro, também criado por Tamara Rodrigues. Difere do STF em cinco pontos fundamentais:

1. As questões são exclusivamente classificadas como “não-verbais” pelos critérios tradicionais.

2. O nível médio de dificuldade das questões é maior do que no STF.

3. O limite de tempo é mais longo do que no STF.

4. O STNV tem 36 questões contra 40 no STF.

5. O teto é mais alto do que no STF.

Mais detalhes sobre o STNV serão divulgados em breve.


4. ARTIGOS SELECIONADOS:


• Inteligência Artificial: Em "GPT Vs Deep Seek" e conversas com o GPT-4, exploramos as fronteiras da IA e sua capacidade de raciocínio. (Link)

• Sociedade e Comportamento: Artigos como "A Civilidade é o Básico" e "Qual o peso da sua influência?" discutiram o papel do indivíduo e da ética na sociedade moderna. (Civilidade, Influencer)

• Ciência e Evolução: Em "A inteligência humana não é explicada pela seleção natural" e "Cientificando e desmistificando", questionamos dogmas e trouxemos clareza científica. (Seleção Natural, Cientificando)

• Cognição: "Pensamento Apodíctico" e "Como a inteligência evolui em função da idade?" aprofundaram o entendimento sobre como pensamos e como nossa mente muda com o tempo. (Apodíctico, QI e Idades)

• Educação: "Notas sobre inteligência" (Você não falhou, foi a escola que não soube medir você) trouxe um alento e uma crítica necessária ao sistema educacional. (Link)

• Desafios: "Tente resolver o problema simples e difícil..." colocou à prova a lógica dos nossos leitores. (Desafio)


5. 2026: UM CONVITE PARA O FUTURO


Em 2025, foram plantadas muitas sementes promissoras em terreno fértil e 2026 pode ser o primeiro ano de colheita. O Projeto T está perto de alcançar o ponto de ignição, e uma série de outras novidades estão por vir.

Quando Einstein publicou seus 4 artigos extraordinários, em 1905, levou quase 4 anos até que começasse a colher os frutos. Em 1907 ele foi promovido a funcionário de segunda classe no escritório de patentes onde trabalhava e continuou nesse cargo até 1909, quando a Universidade de Zurique criou uma cátedra especial para ele. O reconhecimento mundial só veio 14 anos depois, em 1919, e o prêmio Nobel só veio 16 anos depois. Ao longo desse período, foram muitos percalços, enfrentou muitas sabotagens e outros infortúnios. Os haters se reuniram para publicar o livro “100 autores contra Einstein”, além de orquestrarem vários ataques e sabotagens por outros meios escritos, simpósios, conversas, cartas etc.

De lá para cá, algumas coisas mudaram, mas outras continuam quase iguais. Os avanços tecnológicos tornaram o ritmo da vida mais rápido. Em 2021, Demis Hassabis publicou seu artigo apresentando as soluções alcançadas com o uso do AlphaFold. O reconhecimento foi quase imediato. Em 2022, milhões de pesquisadores começaram a usar suas técnicas e em 2024 o comitê do Nobel consagrou seu trabalho.

O reconhecimento foi rápido com Hassabis. Ele vive num país desenvolvido, entre pessoas dinâmicas que exaltam a inovação intelectual. A prontidão no reconhecimento depende de uma combinação de fatores, a maioria dos quais não tem relação com a genialidade da obra. Galois só foi reconhecido décadas após sua morte, assim como Cantor e outros. Tao foi reconhecido desde a infância. Esse é um dos temas discutidos em meu artigo sobre equilíbrio de Nash, não com elocubrações filosóficas, mas com experimentos científicos e fatos matemáticos.

Em 2025 alguns passos importantes foram dados, e em 2026 projetamos avanços mais substanciais. Não há como saber ao certo o tempo para reconhecimento de certas inovações no ritmo atual, inclusive porque é um processo interativo em que todos estamos participando, alguns contribuindo para acelerar e trazer os primeiros Nobel ao Brasil, outros tentando sabotar. Mas ao mesmo tempo que surgem novos agressores a cada dia, também surgem novos apoiadores, e embora os haters superem em número de elementos, os apoiadores superam em honra e inteligência. O resultado é uma distribuição de Pareto em que 99% do poder está concentrado nos 1% mais capacitados. Um pequeno grupo de humanos pode facilmente superar um número interminável de haters. Quando um humano contrai uma gripe, são 300 bilhões de virions (https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3415857/?utm_source=chatgpt.com) contra apenas 1 pessoa e frequentemente a minoria mais capacitada – a pessoa – vence bilhões de parasitas. Assim, seguimos em nossa missão, com fé em Deus vamos superar todos os obstáculos e inimigos, porque ainda que eu caminhe pela sombra do vale da morte, eu nada temerei, porque o Senhor é meu Pastor e nada me faltará.

ree

bottom of page