DEPOIMENTOS

 

Os depoimentos estão divididos em partes:

  1. Fragmentos de prefácios de livros (para ver os prefácios completos, por favor, clique aqui)

  2. Endorsements no Linkedin

  3. Opiniões sobre o Saturno V

  4. Opiniões sobre o Sigma Test

  5. Outros depoimentos, inclusive reportagem na revista Empiricus

Trechos de Prefácios de Livros

 

“Hindemburg Melão Jr. é considerado uma das pessoas mais inteligentes do Brasil, destaca-se por sua incomparável capacidade de raciocínio lógico e pensamento abstrato, em outras palavras por sua excelência no que há de mais evoluído no pensamento humano.” (depoimento extraído do prefácio do livro “IMC na Balança”)

Por Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi, SP, especialista em testes de inteligência, com Doutorado em Neuropsicologia pela USP.

Tudo que é tocado pela intelectualidade de Hindemburg Melão Jr. se transforma em riqueza de conhecimentos. Dotado de uma capacidade cognitiva incrível, que lhe permitiu tornar-se profundo conhecedor de variados assuntos, e de um raciocínio brilhante que o capacita a contestar conceitos e lançar novas idéias sobre estes assuntos.”(depoimento extraído do prefácio do livro “IMC na Balança”)

Por José Paulo do Prado Dieguez, RJ, Coronel do Exército Brasileiro, Professor de Cálculo Numérico e de Teoria das Estruturas no Instituto Militar de Engenharia, autor de livros universitários de Matemática e Engenharia. 

“Os sólidos conhecimentos de Melão em diversas áreas como lógica, matemática, estatística, física, filosofia, heurística etc., combinados à sua excepcional inteligência, lhe permitem identificar erros que especialistas com longa experiência na área não notam, e desenvolver soluções eficazes para corrigi-los.” (depoimento extraído do prefácio do livro “IMC na Balança”)

Por Eduardo André Both, RS, engenheiro de estruturas, especialista na construção de arranha-céus e Diretor de Engenharia na Knijnik Engenharia.

Li todos os artigos constante na área pública e privativa do site do Saturno V e da Sigma Society (mais de 1000 artigos). Os artigos contêm o melhor conteúdo existente sobre investimentos, inteligência artificial, finanças, cognição, filosofia, entre outros tópicos, apresentando diversas inovações teóricas nestas áreas. Não há intelectual no Brasil ou no mundo que produza conteúdo de profundidade e originalidade similar à obra de Melão Jr. Além disso, Melão Jr. assume a posição simultânea de inovador e divulgador das idéias – em ciência, são raros os pesquisadores que fazem inovações relevantes, como Newton e Einstein; da mesma forma, são raros os que conseguem divulgar estas idéias de forma didática e cativante para o público leigo, muitas vezes influenciando os leigos a deixarem de sê-lo, como Carl Sagan. Melão Jr. assume simultaneamente os dois papéis em seus artigos, inovando e divulgando de forma brilhante em variadas áreas. Para apreciar este conteúdo único, é necessário que o interessado tenha a diligência de se aprofundar nos artigos, tentar entendê-los de forma completa e acurada, explorando as nuances apresentadas e frequentemente revisitando artigos para apreciá-los em um nível ainda mais profundo à medida que adquire mais conhecimento.”

Por João Antonio Locks Justi, polímata com amplo espectro de atuação em diferentes áreas e com resultados notáveis em todas elas. Finalista em Olimpíada Brasileira da Matemática, especialista em Direito Tributário, autor de inovações em Matemática, Ciência da Computação e outros campos, inclusive autor de uma descoberta importante em criptografia homomórfica que soluciona um problema importante que estava aberto há anos, no qual vários dos principais especialistas na área estavam trabalhando, autor de novas heurísticas para acelerar a otimização genótipos, coordenador no desenvolvimento da plataforma Cantor. Empresário e empreendedor com ênfase em empresas de tecnologia.

Endorsements no Linkendin

 

“Conheço Hindemburg Melão Jr. desde 2002, quando fui contatado com relação à Sigma Society, de que é fundador. Desde então, tenho tido o privilégio de conhecê-lo cada vez melhor e, ao mesmo tempo, de sempre me impressionar com o alcance de sua genialidade, criatividade, simplicidade, integridade e seu refinado senso de humor. Melão é um polimata altamente capacitado e criativo que se dedica profundamente e se apropria de qualquer assunto que lhe interessa. Suas qualidades tornam-no capaz de desempenhar qualquer função de alto nível ou projeto a que se dedique com o máximo resultado possível.” (depoimento extraído do LinkedIn)

Por Renato P. dos Santos, pesquisador e professor universitário, referee em várias revistas científicas (Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Nupem e Acta Scientiae), possui dois pós-doutorados em Inteligência Artificial, um na Alemanha e outro na Áustria, orientador de estudantes de Doutorado, pioneiro no Brasil no desenvolvimento de sistemas automáticos de investimentos, desde 2006, licenciado do Saturno V. 

“Melao is an extremely intelligent person – a true genius, he has extraordinary analytical skills – but above everything I know him as a gentle and very kind person, caring for his family & friends, firm in his believes, driven when it concerns his passions, chess and psychometry.”(depoimento extraído do LinkedIn)

Por Bart Lindekens, Bélgica, é membro em Sigma IV, Platinum Society e outras sociedades de alto QI, trabalha com gestão de risco há mais de 15 anos, é MBA pela Universidade de Bruxelas.

"Hindemburg é um dos polímatas mais competentes da atualidade. Além de ter profundo conhecimento em várias áreas, é capaz de enxergar soluções que aos olhos da maioria parecem impossíveis. Aprendi mais lendo centenas de artigos que ele já escreveu do que lendo dezenas de outros livros. Ao tratar um problema, ele aborda todos os detalhes e não deixa nada passar. Tudo que ele fala eu presto muita atenção, pois sei que vou aprender, não apenas uma nova informação, mas uma nova maneira de ver o mundo."

Por Renan Carlos Antunes, Brasil, Educador Financeiro, produtor de conteúdo, fundador e editor da revista Grafistas.

Desde 2001, quando conheci a SigmaSociety, venho ficando impressionado com a capacidade mental do Melão em tudo que se envolve, desde um cálculo do peso corporal mais realista até a distância das estrelas mais longinquas, seus recordes mundiais no xadrez e nos últimos anos seu empenho e resultados no mercado de ações. Por tudo que ele desenvolveu até hoje me fica claro que sua capacidade e empenho o tornam apto a atuar em quase todas as áreas do conhecimento humano.” (depoimento extraído do LinkedIn)

Por Rogerio Penchel, SP, analista/programador na M. Shimizo, desenvolvedor de sistemas na Bravo Eletrônica, membro em Sigma Society e na Mensa.

O Melão é uma pessoa altamente capacitada em todas as áreas de interesse a que se dedica. É um autodidata que mergulha com seriedade e profundidade nos temas que pesquisa, e assim pude vê-lo obter resultados impressionantes. Fiz o teste de QI que ele preparou, e que é reconhecido internacionalmente, e é notável a variedade de assuntos abordada. Ao longo dos anos pude ver seus esforços para criar, gerenciar e estimular grupos e comunidades para debates gerais, tanto ao vivo quanto online. Destaco o seu site ‘Oráculo’, em que se dedica a responder, com bastante abrangência, questões relacionadas a matemática, ciências e humanidades. Embora uma recomendação escrita sobre o Melão possa parecer, como esta, um tanto generalista, cumpre-me ressaltar que, por sua honestidade e inteligência, ele está de fato indicado para atuar em múltiplas atividades, já tendo realizado trabalhos expressivos em áreas tão distintas como Psicologia, Finanças, Física e Xadrez.” (depoimento extraído do LinkedIn)

Por Paulo Santoro, SP. Na opinião de Antunes Filho, Paulo é um dos maiores teatrólogos do Brasil de todos os tempos (Entrevista com Antunes Filho sobre Paulo Santoro: http://www.youtube.com/watch?v=ZkhutQl4Gfg). Membro em Platinum Society, três indicações ao prêmio Shell de Dramaturgia e Artes Cênicas, examinador nos vestibulares da UNESP e Fuvest, professor nos cursos pré-vestibular ANGLO e ETAPA, enxadrista e investidor.

Melao is a masterful, creative and profoundly intelligent person. He has many original projects in infinite fields that advance our today's current technology and possibilities. It is an honor to know him and work with him. Really motivating and inspiring.” (depoimento extraído do LinkedIn)

By Irene Alexandra, Estados Unidos/Espanha, atriz protagonista do filme Silent [http://www.imdb.com/title/tt1032758/] e com participação em 5 outros filmes. É membro honorário em Creative Genius Society, presidente em CIVIQ Society, pintora com obras expostas em Nova Iorque e Tóquio, escultora, escritora, desenhista, diretora, autora, inventora...

“I have known Melao Hindemburg for many years, and can give him my best endorsements both as a collegue and a friend.I was fortunate working together with him in relation to a project assisting highly intelligent children in developing countries. Melao is one of the most brilliant minds I know.” (depoimento extraído do LinkedIn)

By David Udbjørg, Dinamarca, Ministry of Foreign Affairs of Denmark, Director of Business Development at Emunio Aps, Architect at Johs. Moeller Architects, Director International at Cadpeople Aps/Pte, former CEO at House Architects (1995-2002), founder of CAILI, honorary member at Sigma Society, honorary member at Creative Genius Society.

"I have known Hindemburg Melao for many years and have developed a strong working relationship with him. I know him to be a man of character who is highly competent and able to complete complex projects in a timely manner. My experiences with Hindemburg have always been favorable and I highly recommend him without hesitation. He would be an asset to any team."(depoimento extraído do LinkedIn)

By Barry Howard, Estados Unidos, CFO / SVP of Finance, Human Resources and Administration at World Relief, former Executive Director at Mir International, former Vice President at YWAM Denver, Listed in Marquis Who’s Who In America, member at Sigma Society, highest IQ ever recorded by current Psychology Department faculty at Denver University on WAIS-R Adult Intelligence Scale - May 1998.

“I know Melao for over eight years. He is a talent and kind professional with extraordinary mental and communication skills. Beyond all, he's always a dedicated partner and friend.” (depoimento extraído do LinkedIn)

By Baran Yönter, Turquia, Manager and Business Development at Yol Makina Ltd., Executive Commitee Member at World Intelligence Network, Founder and President at The Pars Society, Honorary member at Sigma Society and Creative Genius Society.

“Melao is one of the few people who are blessed with profoundly intelligent and highly creative minds. It is an honor to be acquainted with a genius like him. He will certainly be a great asset to any company or project in which he may be involved.” (depoimento extraído do LinkedIn)

By Nileon Dimalaluan Jr., Filipinas, engenheiro civil, membro em 12 sociedades internacionas para pessoas de elevado QI, inclusive ISI-S (QI acima de 151) International Society for Philosophical Inquiry (QI acima de 148) e Sigma Society. Terceiro classificado no “International Contest 20029 of Cerebrals Society”.

Estive com o amigo Hindemburg desde a formação da Sigma Society, ao qual ficou muito claro sua dedicação em criar e sempre aprimorar os conhecimentos pertinentes, além de sempre buscar aprender ainda mais. Trata-se de uma pessoa extremamente dedicada e focada naquilo que se propõe a realizar, o que é sempre feito com muito esmero. Sua personalidade envolve as qualidades desejadas em um líder, ou seja: bom trabalho em equipe, justiça e equidade; unidas a um temperamento bondoso e cativante.” (depoimento extraído do LinkedIn)

Por Antenor Pelegrino Filho, SP, advogado, Diretoria da Irmandade na Santa Casa de Misericórdia de Tupã, ex-vice-presidente em Sigma Society.

“I have the pleasure to know Hindemburg Melao Jr since 2002. I have always been surprised by his profound logical and creative thoughts. He is also a very comprehensive and a good person. He is member of the most selective High IQ societies and is internationally recognised for his innovating work. By just seen his CV you can realise that you are in front of a universal genius.”(depoimento extraído do LinkedIn)

Por Fernando Sánchez, Espanha, Escritura y edición Profesional.

“Hindemburg Melão Jr. é uma pessoa extremamente capaz de executar trabalhos que requeiram planejamento detalhado. Ele possui grande visão estratégica não se fixando em um único caminho possível. Recomendo o Melão para qualquer um que deseje obter um resultado final sem margens para imperfeições pois, já tive oportunidade de trabalhar com ele em atividades que requeriam grande técnica e habilidade intelectual e ele demonstrou grande perícia em lidar com diversos tipos de situações.” (depoimento extraído do LinkedIn)

Por Rafael Zakowicz, SP, pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Doutorando em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP, bi-campeão de Xadrez do ITA.

Depoimentos sobre o Saturno V

 

Meu interesse em ser cotista do Saturno V advém da minha convicção do seu triunfo no mercado financeiro e da minha confiança no seu criador, pelos motivos expostos infra:

1. A base teórica sobre a qual se alicerça o desenvolvimento do produto – parcialmente exposta em numerosos artigos disponíveis em Sigma – confere-lhe grande robustez, manifesta pelos resultados altamente positivos e consistentes ora apresentados (não posso avaliar objetivamente os aspectos técnicos, mas os resultados – especialmente quando comparados aos de outras ferramentas – falam por si).

2. A robustez e a consistência do sistema asseguram a oportunidade de ganho financeiro real com risco relativamente baixo, mesmo em condições “adversas” (dobrou a carteira em meio ao desmoronamento das bolsas), o que, seguramente, tornará o produto atraente a grandes investidores e instituições financeiras.

3. O Saturno V, singular em seu gênero, foi concebido e está sendo continuamente aprimorado por seu criador, um polímata genial, hábil e idôneo a este projeto. É gratificante apostar nesta iniciativa.

4. Condicionar a participação como cotista à colaboração com entidades assistenciais foi uma atitude honorável.

5. Como sou principiante na matéria, vejo ainda uma oportunidade ímpar de aprendizado.”(fragmento de mensagem recebida via e-mail)

Por Wagner Diniz De Paula, DF, membro em Sigma Society IV, poliglota, médico, especialista em radiologia e técnicas de diagnóstico por imagem, palestrante/conferencista.

“(...) hoje terminei de ler o conteúdo do site do Saturno V. Não sou trader, mas estou com o livro do Robert Pardo em mãos neste momento. O que acho interessante é que, no site, o sr. apresentou, para os problemas abordados em artigos, soluções muito mais inovadoras e criativas que as de um dos expoentes na área de avaliação e otimização de sistemas no mundo (e o meu parâmetro de comparação é elevado, pois a Pardo Capital geralmente figura entre as 5 primeiras no ranking Barclay Hedge - 10 anos). Isso demonstra como o seu trabalho supera até mesmo as melhores expectativas que alguém possa ter quanto à qualidade e confiabilidade do sistema. Além disso, o idealismo (ajudar as pessoas que precisam) e a sinceridade (não criar expectativas irreais quanto a rendimentos) nos artigos do site fizeram-me ficar encantado com o projeto.” (fragmento de mensagem recebida via e-mail)

Marcus Paulo da Silva Cardoso, DF, advogado, trabalhou no Tribunal de Contas da União e atualmente trabalha no Senado Federal.

É muito impressionante acompanhar o Saturno V nas contas de demonstração. Ver os resumos de desempenho disponibilizados periodicamente é bom, mas é a mesma diferença entre acompanhar uma partida de futebol pelo rádio ou pela TV. E em breve estarei acompanhando de camarote!” (fragmento de mensagem recebida via e-mail)

Por Joel Fernando Jardim Martins, DF, engenheiro eletricista com especialização em Redes Neurais, Algoritmos Genéticos, Inteligência Artificial, autor de trabalhos com ênfase em aplicações no Mercado Financeiro.

Possuo interesse na compra de cota no Saturno. (...) Atualmente esses recursos estão aplicados no fundo Sparta Cíclico, no entanto a oportunidade de ser cotista do Saturno parece ser muito mais promissora do que continuar meu investimento na Sparta!” (fragmento de mensagem recebida via e-mail)

Por Rodrigo P. G., de Santa Catarina, investidor,  empreendedor, B.Sc. em Engenharia de Automação. Rodrigo é um dos empreendedores mais talentosos e uma das pessoas de mais visão para negócios que já conheci, e será seguramente uma das pessoas mais ricas do mundo nas próximas décadas. (Nesta época o fundo Sparta havia sido premiado como o melhor do mundo no triênio, com performance acima de 1200% entre 2006 e 2009).

Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho. Sou Eng.de Controle e Automação e desenvolvi o meu projeto final de curso na área de previsão da NYSE utilizando Redes Neurais. Li alguns de seus artigos e foram de grandiosa ajuda! Grande abraço Thiago” (fragmento de mensagem recebida por e-mail)

Por Thiago Rothen, PR, engenheiro de Controle e Automação pela PUC-PR, integrante da equipe de Newton da Costa Jr., sobre o uso de Redes Neurais para modelagem dos preços no Mercado Financeiro, especialmente na Bolsa de Nova Iorque. Newton da Costa (Sr.) é criador das Lógicas Paraconsistentes, considerado um dos maiores especialistas do mundo em Lógica e um dos maiores matemáticos do Brasil.

Para justificar minha escolha pelo Saturno V como meu investimento primário, porque confio e atesto seu sucesso e a idoneidade de seu criador preciso voltar um pouco no tempo e explicar como cheguei a conhecer Hindemburg Melão Jr., o Saturno V e uma parte de sua trajetória até aqui.

Desde 2001, quando iniciei minha carreira como bancário, tive contato com diversos produtos de investimentos oferecidos para empresas e segmentos de alta renda. Eram produtos com valor mínimo para investimento altos e prometiam lucros acima da média. Porém, descontando a inflação os lucros eram pífios. Os produtos que eu tinha acesso para investir, então, no máximo acompanhavam a inflação, após descontar taxas, imposto e tarifas.

Eu tinha um colega que investia no Mercado de Capitais e me interessei no assunto. Em pouco tempo eu já tinha lido bastante sobre bolsa de valores e me sentia preparado para investir. Naquela época eu já tinha identificado que a estratégia de buy & hold era ineficiente no longo prazo, ou seguro a curto e médio prazo (o que confirmei no artigo “Quanto se ganha de fato com Buy&Hold”[1]). Por ser novo, empolgado, incipiente e insipiente eu comprava opções. Divertia-me com aquilo, ganha mais do que perdia mas precisava ter minha vida de volta. Passei a utilizar travas de alta e de baixa em 2003. Conseguia, dessa forma, “driblar” a restrição da Bovespa de não poder operar vendido. Era uma delícia. Ficava positivo, pagava imposto e ficava triste na sequência. Não conseguia acompanhar todos os movimentos e precisava do valor das ações que vendia a descoberto na carteira, o que limitava minha alavancagem. Queria usar meus conhecimentos em TI para automatizar minhas estratégias e consumir menos do meu tempo.

Em 2008, fui convidado para uma palestra sobre planejamento financeiro e Forex. Forex era um assunto meio que banido dos fóruns em que participava e interessei-me pelo assunto. Inscrevi-me em um curso posterior e finalmente tive acesso ao Metatrader e ao Forex. Ali estava a possibilidade de programar minhas estratégias e operar de forma automática.

Durante o curso, em 2009, o palestrante citou algumas vezes o nome do Melão como referência em backtests e estratégia. Seguramente, ouvir o nome do Melão naquele curso fez valer cada centavo investido.

Passei alguns meses só lendo e pesquisando sobre os artigos na Sygma Society, conhecendo mais sobre o Melão através de sua participação em fóruns e no Orkut. Para quem é de Exatas e apaixonado pela Ciência, foi surpreendente e gratificante finalmente encontrar alguém tão comprometido com a Verdade, Metodologia Científica, técnica e resultados.

Analisei as estratégias mais promissoras à luz da Metodologia Científica e utilizando backtests e concluí que eu necessitaria de anos de dedicação exclusiva e estudo para conseguir interiorizar todo aquele conhecimento e colocar em prática algo vantajoso. Eu precisava participar desse projeto de alguma forma. Eu sabia que estava diante de algo fantástico, denso, complexo e de muito valor. E dessa vez, diferente das outras, eu estava convencido de forma racional, técnica e científica. Não era empolgação, emoção. Não era comprar um produto com uma estratégia obscura com gestores que eu não conhecia. Não era depender de gestores humanos suscetíveis a oscilações de humor, pressões do empregador, das empresas, estresse. O projeto audacioso que eu estava diante era – nada mais, nada menos – uma modelagem do mercado financeiro de forma a predizer seus passos com uma precisão técnica acima da média.

De acordo com as pesquisas que fiz, não existe produto acessível que reúna tamanho rigor técnico-científico-metodológico quanto o Saturno V, além de uma performance invejável. Da mesma forma que ainda não conheci pessoa mais capaz intelectualmente do que o Melão, um gênio no sentido literal da palavra, que utiliza seus robustos conhecimentos em Lógica, Estatística, Heurística, Física, Inteligência artificial e tantas outras áreas do conhecimento para aprimorar constantemente essa obra-prima que analisa o mercado financeiro e gera lucros homogêneos ao passar de mais de um século. Melão é ainda muito gentil e sempre disposto a esclarecer com seus conhecimentos desde assuntos mais corriqueiros até análises conjunturais e universais. Conversar e ler o que ele produz é ver uma infinidade de detalhes se descortinando didaticamente a cada frase. Nada de tão alto nível é produzido no meio acadêmico brasileiro atualmente comparado com seus artigos e com o Saturno V. Hoje, posso dizer com satisfação que além de seu sócio sou seu amigo.

A despeito das inúmeras dificuldades técnicas e burocráticas externas, provocadas por corretoras, bancos, bridges de operação e outros, a rentabilidade, a homogeneidade de resultado e o respaldo técnico falam por si.

Minha conta mais antiga em operação, aberta em 30 de março de 2011, está com rentabilidade mensal média de 2,96% em 29 de maio de 2015 (esteve parada por cerca de 9 meses). De março de 2011 a maio de 2015 o lucro foi de +230,82% (+533,06% em reais). O Ibovespa dolarizado amarga -59,45% no período (-22,41% Ibov em reais). Um dos melhores fundos do Brasil, o Sparta Cíclico, entregou -33,97% dolarizado no período (+26,35% em reais)."

Por Guilherme Luís S. da Silva, analista do Ministério Público da União / área de TI / desenvolvimento de sistemas. Bacharel em Sistemas de Informação e MBA em Gestão de Tecnologia de Informação na Administração Pública. Sócio do Saturno V desde 2011.

 

Há pouco mais de um mês fechamos mais um ano de operação do SaturnoV em minha conta. Grato mais uma vez.

Por André Gâmbaro, SP, matemático pela Unicamp, consultor sênior na Ernst & Young e um dos sócios mais antigos do Saturno (desde 2009). 

Antes de qualquer coisa você merece os parabéns pelo trabalho que vem fazendo. Belo trabalho de validação, testes exaustivos e análise, eu nunca vi nada parecido. Faço engenharia de controle e automação e garanto que o nível dos trabalhos que tenho visto na minha faculdade (Unicamp) são praticamente piada perto do que você tem publicado nos artigos. Mais do que a chance de ganhar dinheiro, ver os artigos me deu uma vontade tremenda de estudar estatística. Venho estudando o textbook da statsoft com afinco, ele é infinitamente superior ao livro que usei no curso de estatística básica da faculdade. A faculdade tinha conseguido matar a minha vontade de estudar exatas e eu só vinha estudando o que não tinha relação direta com ela, como literatura e poesia. Graças a você eu revivi o gosto pela matemática que tinha quando estudei geometria euclidiana por conta própria.”(fragmento de mensagem recebida via e-mail)

Por Thiago Pereira Meirelles, SP, estudante de Engenharia de Automação na Unicamp.

Opiniões Sobre o Sigma Test

 

What prominent intellectuals say about the Sigma Test?

Gosto imenso do Sigma Teste porque considero que em muitas questões precisa-se tanto inteligência como imaginação para resolvê-las.” 
Comment sent by Petri Widsten, from Finland, is Regent of Unicorn High IQ Society (IQ>180), member of Sigma Society VI (IQ above 196), Pi Society (IQ>176), ISI-S (IQ>151), Glia Society (IQ>150) and Mensa-Finland (IQ>132). Petri is holder a Ph.D. Summa Cum Laudein Chemistry (Helsinki University of Technology) and win the prize 2003-2004 of the best Ph.D. thesis in Finland. He speaks fluently more than 10 languages, champion and vice-champion on several competitions on Logic, IQ, Puzzles, Mind Contests etc., include World IQ Challenge http://www.worldiqchallenge.com/rankings.html above famous IQ-land members, like Rick Rosner (top-10 in the wordl IQ in several lists), Dany Provost (Giga Society member, top-6 in the world), Tor Arne Jørgensen (IQ above 190), José González Molinero (IQ above 190) etc., "Mensa International Contest 2001", X-Test Contest, "Smartest Person of the World Contest" etc. More about Petri. See also his comment on the new norm of the Sigma Test here.

An Emptiness Finally Heaped. The Sigma Test By Albert FRANK 

(this article is published in ComMensal, Papyrus and Gift of Fire)

In 1999, a tragic emptiness appeared in the world of the " great" tests : For various reasons, the Mega, the Titan, The Power, The TFG shorts form of Cooijmans stopped being valid as tests of qualification, and the numerical section of the TFG long form has been suppressed.   
This emptiness has just been heapped : Hindemburg Melao Jr., founder of the Sigma Society (index.html) has created the " Sigma Test ", after a long and serious work, both in the realization of the test that in the establishment of norms. The test is available since September 2001.   
Who is Hindemburg Melao Jr., the founder of the Sigma Society? Born in Sao Paulo (Brazil) on January 15th 1972, he is a personality known in the world of chess. Melao has two world records in chess:   
- The longest announced checkmate in a simultaneous blindfold chess game, Sao Paulo, 1997 (mate in 12 moves, playing on 9 boards). This record is registered in the Guinness Book of Records, Brazilian Edition, 1998, pages 110 - 111.   
- The longest announced checkmate in a correspondence chess game: mate in 36 moves, in Special Class Tournament CXEB, published in Pi Society Journal - 05/00.   
He has written many relevant articles in the following fields: Mathematics, Physics, Astronomy, Psychology (problems concerning gifted children), and Research about the standardization of IQ tests.   
The Sigma Test : This test consists of 36 questions. These, weighted in ten levels of difficulties, are, above all, completely varied.   
What is particularly remarkable in this test ?   
- The increasing difficulty of the questions, that goes progressively from direct reasoning problems to questions needing a high power of reasoning using lateral (or divergent) thinking.   
- The questions concern a lot of various topics.   
- Very little preliminary knowledge seems to be required.   
- The standardization, obviously result of a long and serious work, is very clearly presented at the end of the test.   
- The weighted of the questions. It is practically the first time that, in a test, the " difficult " questions have a weight that seems proportional to the work and to the level of reasoning needed to solve them.   
The world of tests must thank Hindemburg Melao Jr. for having given him this test ! 
 
Albert Fank, from Belgium. Albert is international referee by specialized magazines, Professor of Logic and Mathematics at University of Brussels and passed many years in Africa, teaching Chess and Mathematics. He was national champion of Chess in several countries and holds several titles of "National Chessmaster", National Champion of Chess of Veterans in Belgium. He was also Chess Champion of Brussels, author of significant international contests of puzzles, author of pedagogical works recognized internationally (including the book "Chess and aptitude", published by the U.S. Chess Federation). Albert is pilot and flying instructor, he is founder of Ludomind, an international society for authors of difficult, beautiful and original puzzles. Albert is Honorary Member of Pars Society, member of Sigma V, Platinum Society and member of several other high IQ societies. More about Albert. See also his comment on the new norm of the Sigma Test here.

"The SIGMA test was one of the most interesting things I have done in the realm of puzzles because the later questions were so clever and had so many different levels of solution. I finished the test as a personal challenge, and it gave me great satisfaction. Some of the SIGMA test puzzles are REALLY beautiful. They are a work of art!"
Peter David Bentley, from Hong Kong, is member of Sigma Society V (IQ above 180), Post-doctoral in low temperature/high vacuum Physics - Dept of Engineering Science - Oxford University, Ph.D. in low temperature/high vacuum Physics - Dept of Engineering Science - Oxford University, Managing Director of INFICON Ltd (China). Peter also is Honorary Member of World Association for Highly Intelligent People, member of Mensa-UK, was Manager of Divison of “Hong Kong Productivity Council”, General Director of “VG Instruments Asia Ltd.”, General Manager of "Leybold China Ltd." and of "Balzers and Leybold China Ltd.", Director of Projects and Manager of Sales of “Edwards High Vacuum, UK”. Peter is a world authority in puzzles, co-founder of Ludomind, author of many hard and original puzzles and quizzes, he is holder of the second highest score in Sigma Test, perfected the solution 32 of the Sigma Test and proposed a very interesting ideas on questions 29 of the Sigma Test and 4 of the Sigma Test VI.

"Dear Mr. Melao:

I found some interesting IQ test in Internet. However I have realized many of them are heavily cultural dependent. For instance, Dr. Hoefflin Power Test has rather interesting and difficult problems, however too many of them abuse of the mathematical abilities of the tester. The same problem has the test of Haselbauger and some others. I don’t mean they call for a Ph. degree in Mathematics, but it is clear than people with a strong mathematics background would get rather better scores than other people. Some others as Titan Ultra and Mega use verbal analogies which not only are heavily cultural dependent, also English speakers would get advantage from that.

The first time I saw the Sigma Test, I have to recognize that I didn’t like it as much as the Power Test or similar ones. Some ingenious problems of the second half seemed too arbitrary and without scientific interest for psicometry, as they didn’t have a unique solution and that makes me think they had a lack of objectivity. After answer questions 1 to 25 I found the others very vague. Even mathematical questions as the 31 which requires: first to figure out the theoretical model that the question is calling for and only them go for the second step: mathematically work it out. I haven’t found even one of those in Dr. Hoefflin tests, as those questions can be answered going directly to the second step.

Sigma test requires a strong convergent and divergent (lateral) thinking. Only a creative and deductive mind could get a high score in that test. If one test can tell an universal genius from other person who is only good at mathematics or verbal quizzes is the Sigma Test. Even a person without a mathematical knowledge, non native of the language of the test (no verbal analogies) could via questions 34, 35 and 36 get a very high score.

The scoring system is also new, and I am not only talking about the different weight of the questions, also as the tester has to explain the way he got the answer, eventually corrects answers the tester have gotten in a wrong way can be detected, so the IQ scores will not be dependent of the luck of the tester.

I agree with the creator of Sigma Test, the high IQ levels are more likely measured on intellectual production basis rather than using a test, however if any test can approximate better this is Mr. Hindemburg Melao Jr Sigma Test. We everybody thanks to Mr. Melao his contribution to the psicometry."

comment send by Luis Lara Dolado, da Espanha. Membro de Sigma IV, muito talentoso para Física e Matemática. Ganhou uma bolsa para estudar na China (Beijing) e se graduou em chinês moderno (katagana? hiragana?). Luis também é piloto e instrutor de vôo.
 

"(...) Um belíssimo exemplo de teste sem limite de tempo, com teto avaliado em 244 (sd16- p-QI) é o Sigma Teste, desenvolvido por Hindemburg Melão Jr. Este teste é um desafio que todos deveriam experimentar, pois ao terminá-lo, certamente, você verá que as suas noções de lógica, linguagem e capacidade de enfrentar problemas estão muito melhores que quando você começou."

Fragmento extraído de um artigo de Guilherme Marques dos Santos Silva, do Brasil. Membro de Sigma V (QI>180), Platinum (QI>164), Ludomind (QI> ~160), Colloquy (QI>141), Mensa (QI>133) e Sigma (QI>132). Guilherme tem o 4o. maior escore no Sigma Test pela nova norma, foi 5o. colocado no vestibular para Engenharia da UFPR e 3o. no da PUC-PR. Guilherme é engenheiro civil e leciona Matemática, é autor de um algoritmo inovador para otimizar o tráfego de veículos terrestres, que será usado na Holanda. Mais sobre Guilherme: http://www.gui.pro.br/

"Thought tests and puzzles always have amused me, this is the first IQ-test I have bothered to send in for scoring. I found myself increasingly absorbed by the intellectual art behind the questions in this test. Together with achievement, I rank creativity on top of the scale, which you elegantly have combined with divergent / convergent thinking. Thank you for creating a great test. I now look forward to take the Sigma Test VI! Provided my scores are sufficient, I intend to apply for membership in the Sigma Society." 
Comment sent by Ulf Westerlund, from Sweden. Member of Sigma IV, Ph.D. in Neuroscience, MD specialist in Neurosurgery, member of AANS (American Association of Neurological Surgeons) and EANS (European Association of Neurological Surgeons).
 

"I would like to take the Sigma Test. (Which I believe has the best end excellent questions.)"  
Comment sent by Emrehan Halici, from Turkey, born in 1956, Electr. Engineer (B.S., M.S.), Founder and owner of the Halici Informatics and Software Group of Companies, President of Turkish Intelligence Foundation (1995-...), Vice President of FIDE - Fédération Internationale Des Échecs (1998-2002), President of Turkish Chess Federation (1991-1999), Member of The Turkish Parliament (1999-2002), Member of Mensa. More about Emrehan
 

"Estou gostando muito do teste SIGMA. Já o imprimi e comecei a responder suas questões. Permita-me parabenizar pelo seu teste. De facto, é incomparavelmente melhor que os testes de QI que já fiz." 
Comment sent by Renato P. dos Santos, do Brasil, é Pós-doutorado em aplicações de Inteligência Artificial ao cálculo científico em Física (Institut für Algorithmen und Kognitive Systeme, Karlsruhe, Alemanha, em 1989 e Research Institute for Symbolic Computation, Linz, Áustria, em 1990). Doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em 1987, com uma tese sobre potencial efetivo em modelos supersimétricos quirais. Mestrado pelo IFT, com tese sobre aspectos clássicos do monopólo magnético de Dirac. More about Renato. Veja também este artigo de Renato Santos sobre sociedades de alto QI: http://www.reniza.com/matematica/novidades/0212.htm#Artigo
 

"After the excellent experience with Sigma Test, which I liked very much as the beauty and elegance of the questions bring a great intellectual challenge and excitement, I want to apply for membership in Sigma Society, Sigma III."
Comment sent by Reinhard Matuschka, from Germany, is member of.Sigma Society IV (IQ>164) and Mensa (IQ>133). Reinhard is Master of Computer Science, Master of Economcs and Master of Business Administration. 
 

This message was published on the forum of International High IQ Society (currently "International High IQ Society") on 7/31/2001
www.highiqsociety.org
Posted by FatalX (David Spencer) on 13:51:12 7/31/2001 from 152.163.205.81:  

"The Sigma Society---Creative Fusion1  

I've just translated the Sigma Society Test -- which claims to test up to IQ 202, by levels (sigma) -- into English. Though I am uncertain about the scale, (I don't believe it could differentiate any higher than the 180-190+ level) the test itself is almost a relief. 

The problems are almost Pascal-like and highly creative. The test begins with basic Mensa/WAIS/Binet questions, which progressively turn into more interesting problems like correcting a false conclusion about Fermat's Theorem deriving from the Pythagorean, measuring lung capacity within a $ budget, approach diameters for a planet (from a parachute POV), weighing the Graphite on a piece of paper, developing methods for estimating a stranger's vocabulary, getting out of a cannibalistic situation by picking eggs and constructing a Sphere of Invisibility. 

Now I may be mistaken, but these seem much closer to the problems for which Vinci and Pascal are famous. 

Creative and Logical, with a high degree of unconventional thought required. I hear it's decently normed, too -- Email me if you want a copy of the translation. 

FatalX" 

Comment posted by David Spencer, from U.S.A., is one of the most outstanding members of the International High IQ Society. He is recognized in the community of high I.Q. for his high creativity and his perspicacious comments

 

Dear Christian, I lost your comments. :-( Please, send it again. Thank you! Melao

Comment sent by Christian Hohenstein, from Germany, Ph.D., member of Sigma IV (IQ>164) and High Potentials Society (IQ>133)
 

"This Sigma test is beautiful. I have never seen anything like this before. It is not an ordinary IQ test but a masterpiece in the art of testing a human's ability to solve the indissoluble. Wonderful Melao:)" 
Comment sent by Muhamed Veletanlic, form Sweden, member of Platinum (IQ>164), Sigma IV (IQ>164), ISI-S (IQ>151), Glia (IQ>150), Cerebrals (IQ>144), Poetic Genius Society (IQ>141), Existentia (IQ>137), High Potentials Society (IQ>133), VINCI (IQ>126), International High IQ Society (IQ>126), Order of Imhotep. M.Sc. in Electrical Engineering.
 

"The Sigma Test is undoubtedly the hardest intelligence test that I've encountered so far. I've enjoyed it a lot though as it is comprised of ingenious questions that could measure the depth of one's mathematical and logical reasoning abilities."
Comment sent by Nileon M. Dimalaluan Jr., from Philippines, member of ISI-S (IQ>151),CIVIQ Society (IQ>150), International Society for Philosophical Enquiry (IQ>150), Cerebrals (IQ>144), Sigma Society (IQ>133), High Potentials Society (IQ>133), VINCI (IQ>126) and International High IQ Society (IQ>126). He has a very high score in W-87 and very high scores in N-VCPE-R, X-Test, IHIQS Ultimate Test e SLSE-Form I.
 

"I also want to say to you that the Sigma Test is incredibly brilliant. It was by far the best test I have ever taken and enjoyed it very much."  

Comment sent by Dylan Taylor, from USA. He is MD and works with financial consultancy, has excellent scores on SAT and other tests, highest score on English version of the Giant Test given by the High Potentials Society. Dylan is member of ISI-S (IQ>151), CIVIQ Society (IQ>150), Glia Society (IQ>150), Sigma III (IQ>148), Cerebrals (IQ>144), Poetic Genius Society (IQ>141), Existentia (IQ>137), High Potentials Society (IQ>133), Mensa (IQ>133), Mysterium Society (IQ>132), VINCI (IQ>126). 
 

"I must say I thoroughly enjoyed this test. It was incredibly challenging and it has pushed my abilities to their outer limits." (...) "I have put more effort into this test than any other, and have even lost a few hours of sleep mulling over some of the toughest questions. My favorite question was #32. I am looking for this test to give me a good indication of what my true capabilities are. I believe I can go beyond Mensa and qualify for Sigma III, or perhaps even higher. Please accept this exam as my best effort, as much time and work have gone into it. Thank you!"
Comment sent by Wade Graydon Penman, from Canada, member of Sigma IV (IQ>164), former member of Mensa (IQ>133).
 

"I am very pleased with the result esp. because it is a good result on without a doubt the best test to be found on the web." (...) "It was for me a true pleasure to take it, as it was both challenging and fun. The Sigma Test is simply a beatiful test" 
Comment sent by Bart Lindekens, from Belgium, member of Sigma V (IQ>180), Platinum (IQ>164), Ludomind (IQ> ~160), ISI-S (IQ>151). He works as a risk manager (bank). He has one of the highest scores on the Sigma Test (3rd place in the old norm).
 

"Thank you for a fascinating, thrilling and a very challenging test! I will recommended it to friends and colleagues who might be interested in this kind of challenge. My next mission will be Sigma Test VI."

Comment sent by Kristian Heide, from Norway, excellent score on Titan and other tests, member of Sigma Society IV (IQ>164), One-in-a-Thousand Society (IQ>150), Mensa-Norway (IQ>133), Ph.D. Student and M.Sc. in Astrophysics, previous national record holder in egg throwing (1992-96). About this record, Kristian comment: "I guess that gave me an advantage on problem no. 34 on The Sigma Test ;-)." He is creator of an innovative system for sporting ranking, creator of a new method for ranking of Think Fast. See also his comment on the new norm of the Sigma Test here.
 

"I've been having a look over The Sigma Test (which is a much respected test) and have decided I will have a go at it this year. Everyone in IQ land should try this test, I think!" 

Comment sent by Michael Dempsey, from United Kingdom, member of Platinum (IQ>164), ISI-S (IQ>151), Glia (IQ>150), CIVIQ (IQ>150), Sigma III (IQ>148), Mensa (IQ>133), Mysterium (IQ>132)) and International High IQ Society (IQ>126). Michael is Honours degree B.Sc. in Chemical Analysis.
 

"Soy un reciente miembro de Sigma Society. Acabo de ver publicadas en la página de la organización las correlaciones existentes entre el sigma test y otros tests. Estoy de acuerdo en algunos principios que inspiran el Sigma Test, tales como que hay que premiar el razonamiento profundo sobre la rapidez, que las preguntas de elección múltiple dan lugar a aciertos 'accidentales', etc." 

Comment sent by Emilio López Aliaga, da Espanha, é membro de Sigma Society IV, da Mensa e programador da Copo Thierry, S.A
 

"I am currently working on your excellent Sigma Test. I am enjoying it very much."

Comment sent by Kaj Forsell Bio (Kaj by Kaj): Born in Helsinki, Finland, 48 years ago, I have spent the last 25 years living in Sweden, Norway, UK, USA and Japan. I have a Business Degree from Stockholm University.
Career sofar: I like variation so I have covered many areas in the business world starting out as a public accountant and moving to financial management positions in a variety of industries, from finance to powergeneration and mobile phones. Currently I am President of a Software development and sales company in Japan.
I also enjoy different cultures which is why I have chosen to live in many different countries.
Hobbies and interests include food and drink, music (listening and playing the guitar), current affairs, surfing on the net and knowledge in general. I also have an aspiring interest in chess. When I have time and want to be outdoors I like to play golf. If you like challenging sports, this is it. The late Sir Winston Churchill already said that it's an impossible game with impossible tools. He might not have been the gratest atlhlete, but there's something to what he says.
 

"I enjoyed very much working on this test, it was fun." 

Comment sent by Staffan A. Svensson, from Sweden, is member of Sigma Society V (IQ>180), Prometheus (IQ>164), Ultranet (IQ>164) and Mensa (IQ>132), he have excellent score on several tests and highest score on the LS-36. 
 

"Melao, 
Thanks for the detailed statistical information pointers. Rarely does one get in these or even non-statistical but scientific circles the breadth of coverage you have touched upon. But frequently "scientists" make all sorts of statistical inferential slippages, although what everyone remembers is only the "punchline" of their papers. This is very useful exposure, and I will try to delve into many of the areas you have brought up. 
A few of the links don't work though. The other links are very good. 
And since you are here, although I have not submitted the original Sigma test (not that much money ), I must say that it is a completely beautiful excercise. I really appreciate the degree of thought that goes into the items and it has given me a lot of pleasure to think about some of the items ( I particularly like the one about the boiled/unboiled eggs with the cannibals) and a few others at that level (although the hardest ones have me perfectly stumped). I have two silver math IMO friend and an applied math major friend and in my mind, the quality of their general thought and ability is amazing (I am a strong believer that mathamatical ability is the strongest marker for intellect, very beautifully tested in IMO-style questions). Your test combines creativity and brings a tangibility to exactly what is the complexity involved in an item of high difficulty, and makes the item accessible to the non-specialist (contrast with IMO questions, which require at least a basic understanding of some areas). Congratulations to you for it." 
From Stephen Reejis (United States, Boston University, member of Cerebrals Society):

Outros Depoimentos, Comentários, ETC

 

“Hi, my name is Veronica Palladino. I admire your professional skills and your incredible intelligence. I would like to join to sigma iq society. Can you help me please? I send my cv and my wais score. I am member of ispe, mensa  oaths, tops and other iq societies.

Dr. Veronica Palladino, co-campeã no concurso LexIQ da UltimaIQ http://www.ultimaiq.net/lexiqlist.htm, membro em 6N High IQ Society e em outras sociedades de alto QI no percentil 99,9999% (QI acima de 176).

 

“Devo dizer que fiquei fortemente impressionado, bem como honrado por suas conquistas em vários campos importantes. O que está escrito sobre você, e referido por intelectuais muito impressionantes, é nada menos que impressionante. Sinto que estou aquém do que você conseguiu, em termos de recordes e reconhecimentos mundiais, artigos, fundador da Sigma Society e muitas outras coisas, absolutamente fantástico, isso foi divertido de ler. Será muito emocionante conhecê-lo melhor no futuro, espero que possamos ter muitas conversas emocionantes em vários campos de interesse no futuro!! Obrigado novamente por entrar em contato comigo. Tem algumas perguntas que seriam interessantes de responder, espero que eu possa expor alguns conceitos com você!”

Tor Arne Jørgensen, “Genius of The Year Award 2019 – Europe”, “Honorary Member in NOUS200 High IQ Society” e em várias outras sociedades de alto QI das mais exclusivas do mundo, com escores acima de 196.

“You are for me a role model to learn from, and I feel so so honoured again to have your acquaintance. The content of your article is clearly presented and produces new knowledge that I did not anticipate before, this was great reading and hope that in the future I will have the pleasure of reading lots more from you about yourself and how you experience the world now and in the future."

Tor Arne Jørgensen

Muito legal ter descoberto esse seu novo projeto, Melão. Estou gostando bastante e pretendo falar com amigos a respeito. Sucesso!”

Carlos de Alcântara, recordista sul-americano de Cubo de Rubik (cubo mágico) na modalidade “resolução em menos movimentos”.

“Hindemburg tem relevantes contribuições para a ciência e para o investimento. Sua contribuição abrange tópicos diversos, como inteligência, teoria da medida, astronomia e psicometria. Li mais de 300 artigos técnicos de conteúdo com nível excepcionalmente elevado disponíveis em suas páginas na internet (todos eles muito bem fundamentados e com conteúdo riquíssimo). Os artigos escritos por Melão são uma das poucas referências em português sobre trading quantitativo, backtest, edição de séries séries históricas, etc. Ademais, vale ressaltar que muitos desenvolvedores de sistemas automáticos e gestores de fundos estrangeiros já são verbete na Wikipédia (James Simons, Robert Pardo, Ed Seykota, William Eckhardt). Portanto, seguindo a linha da Wiki em inglês, faz sentido que a Wikipédia em português tenha verbetes sobre desenvolvedores de sistemas automáticos de investimento lusófonos. As inovações técnicas de Melão são, por exemplo, muito mais interessantes que o walk-forward optimization de Robert Pardo. Melão é um hábil enxadrista reconhecido nacional e internacionalmente. É também um dos brasileiros cujo trabalho mais foi premiado no exterior (são raros os fundos de investimento operados por algoritmos escritos por brasileiros que conseguem premiações internacionais). Vide, por exemplo, as premiações de IASG e Barclays. Por todos estes motivos, considero esta obra importante para que mais pessoas possam conhecer e se interessar pelo trabalho de Melão, que é extremamente técnico e preciso nos temas que aborda.”

Marcus Paulo da Silva Cardoso, DF, advogado, trabalhou no Tribunal de Contas da União e atualmente trabalha no Senado Federal.

 

Há vários anos acompanho seus trabalhos. Não há nada parecido com a seção "oráculo" no Brasil. Suas respostas são absurdamente boas. Às vezes mto técnicas e extensas, se adequar um pouco a linguagem, de modo que fiquem mais acessíveis, creio que o público será maior. Volte com os vídeos, Hindemburg. O Brasil precisa de intelectuais como vc. Abraço.”

Estéfano José da Cruz, estudante de Letras

 

“Olá, Melão. Primeiramente, vídeo fantástico! Acho o assunto muito interessante, adoraria ouvir mais sobre cognição e psicometria!

Há duas perguntas que eu gostaria de fazer:

1. É possível fazer uma estimativa do QI (ou, mais direto, raridade de memória) de alguém que consegue jogar uma simultânea às cegas com sucesso (mesmo que contra amadores de Rating 1000, digamos) de 2 tabuleiros? E 3? É possível chutar uma "fórmula" para n tabuleiros (mesmo que seja com n variando entre 2 e 10, apenas)?

2. O que você acha dos sites (http://www.nicologic.fr/) e (http://www.folj.com/puzzles/difficult-logic-problems.htm)? Quero dizer, a maioria dos testes free no primeiro site poderiam ser considerados bons testes de QI num intervalo, digamos, entre 80 e 145? E os puzzles de lógica do segundo site poderiam fazer parte de um bom Hard Test para QIs variando de 90 até 160?

Muito obrigado! Espero que continuem colocando vídeos no ar!

André Luiz

 

Hola Melão, gracias por brindarnos este espacio para aprender un poco más de diversos temas. Como siempre abordados desde un punto de vista científico, con gran profundidad intelectual y a la vez en un lenguaje muy fácil de entender para la mayoría del público. Me despido con preguntas y una sugerencia: ¿cuál debería ser el ELO de un jugador de ajedrez que nunca errara?, se podría hacer una estimación con el número de errores que cometen los jugadores (humanos y máquinas) de diferentes niveles ajedrecísticos y atrevernos a extrapolar?, ¿cuál sería el ELO de Caissa? A modo de sugerencia, creo que los vídeos podrían separarse en paquetes de subtemas con extensiones de tiempo de aprox. 15 min a 20 min. Saludos! José.”

Jose Jaime Sierra Molina, engenheiro civil

 

“Show, Melão! Não tenho nenhum comentário construtivo para fazer mas pelo menos posso dizer que realmente gostei muito do vídeo. Abraço! PS: O áudio está mono.”

Philipe Oliveira, cientista da computação e sócio em Apollo

 

Muito interessante (sobre o livro IMCH), pois é muito comum no meio médico a tradição se enraizar por evidências questionáveis, e poucos tem a curiosidade (e mesmo a capacidade) para revisitar conceitos. Diria que este é um erro de proporções escaláveis. Parabéns.

Luis Claudio Lemos Correia, Ph.D. e pós-doutorado em Medicina, editor da revista “Journal of Evidence-based Healthcare”

 

 

Print da reportagem na revista da Empiricus, uma das revistas de mais elevado nível técnico da atualidade na área de Investimentos e Finanças:

 

Alguns comentários sobre Hindemburg Melão Jr. no Quora: