O Sigma Test – Non-Verbal (ST-NV) é um instrumento psicométrico desenvolvido para avaliar a inteligência geral por meio de questões livres de cultura. Isso significa que um professor universitário ou um empresário de sucesso não leva vantagem em relação a uma criança de 8 anos ou uma pessoa sem qualquer formação, porque o atributo medido pelo teste é a capacidade de descobrir padrões e reproduzir esses padrões.
Isso faz do ST-NV o instrumento ideal para pessoas que desejam uma avaliação correta de seu nível intelectual inato, sua capacidade real de aprender, de resolver problemas inéditos, lidar com os desafios do dia-a-dia, tomar decisões em situações diversas e outras habilidades essenciais para evolução pessoal, profissional, acadêmica e até mesmo espiritual.
O ST-NV é constituído por 36 questões visuais, com limite de tempo de 55 minutos. O objetivo de cada questão é identificar qual alternativa preenche melhor o item faltante. Você precisa identificar o tipo de padrão lógico e usá-lo para selecionar a alternativa que se encaixa melhor.
Conheça também o STF. Para compreender melhor tudo isso, assista à nossa série de vídeos sobre inteligência em https://www.youtube.com/watch?v=iaHYJuUPm4A&list=PL0mEV4tvWNh5jes2IQkE0xqmd10zV47qk.
Por que o ST-NV?
Por ser online, pode ser feito no conforto de casa e você recebe o laudo imediatamente após terminar o teste, com mesmo nível de rigor e exatidão que você teria nos melhores testes clínicos. Você não precisa de agendamento, com risco de não se sentir bem no horário e na data marcados.
Existe um preconceito contra testes online, e com certa razão, porque quase todos os testes online são de nível muito baixo, sem nenhuma padronização, sem valor científico.
Mas é um erro generalizar, porque existem testes online que seguem os mesmos protocolos dos testes clínicos, e alguns são até superiores aos testes clínicos, como são os casos do ST-NV, STF, STL, STE.

Quando a pessoa não conhece nada sobre o assunto, ela presume que teste online é ruim, porque ela já viu dezenas ou centenas de testes que mais parecem brincadeira. Além disso, ela tem a ilusão de que existe algo chamado “teste oficial”. O que existe, na verdade, são testes bem construídos e bem normatizados, em diferentes níveis de qualidade e rigor, desde os testes mais bem normatizados, como WAIS, e mais bem construídos, como STE, STL, ST-NV, STF, até testes sem nenhuma norma, como a maioria dos testes online. Por isso, antes de formar opinião, o correto é procurar conhecer e compreender as propriedades de cada teste.
Em primeiro lugar, convém esclarecer que não existe “teste oficial”. Existem milhares de testes que podem ser aprovados em alguns países, mas não em outros. O Stanford—Binet, por exemplo, nunca chegou a ser aprovado no Brasil, embora seja o mais tradicional e um dos melhores do mundo, aceito em praticamente todos os países europeus, asiáticos, EUA e Canadá. O motivo de o Stanford—Binet não ser aprovado no Brasil é por ser muito caro o direito autoral para uso, o custo para padronização seguindo os protocolos do teste, e a perspectiva de que poucas clínicas comprariam devido ao alto custo que a editora teria que repassar às clínicas. Outros testes, como CFIT e RAPM, podem enfrentar outras dificuldades burocráticas, e por isso demoraram para ser aprovados no Brasil. O CFIT vinha sendo utilizado em vários países desde 1949 e o RAPM desde 1947, mas só foram aprovados para uso no Brasil em 2003 e 2015, respectivamente. Outros, como Woodcock—Johnson e o já mencionado Stanford—Binet, nunca foram aprovados até hoje.
Para ser usado em clínica, um exame psicométrico precisa ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que estabelece os quesitos mínimos que devem ser atendidos, tais como correlação acima de 0,5 com algum outro teste já aprovado (teste âncora), consistência interna acima de 0,6 e precisão de teste-reteste acima de 0,6. Se um teste cumpre esses quesitos, ele tem as características técnicas exigidas, mas além das características técnicas existe um processo burocrático.
O critério mais importante é a correlação acima de 0,5, porque se a correlação for alta e se o teste âncora atendia os quesitos, inevitavelmente haverá transitividade desses atributos. Portanto, na prática, todos os critérios podem ser resumidos em um: correlação acima de 0,5 com algum teste já aprovado pelo CFP.
O STF tem coeficiente de correlação 0,62 com os principais testes usados em clínica, e quando aplicada correção por restrição de faixa e filtragem de ruído de múltipla escolha, a correlação chega a 0,77, portanto ultrapassa por larga margem esse quesito de 0,5. Além disso, uma correlação excessivamente forte indicaria que o STF está medindo a mesma variável que os testes tradicionais, mas isso não é bom, porque a maioria dos testes rotulados com “padrão ouro” apresenta uma variedade de problemas que precisam ser evitados. Desse modo, ao evitar esses problemas, uma das consequências é reduzir a correlação. Veja mais detalhes nos artigos citados ao final dessa página.

Além disso, tem consistência interna entre 0,74 e 0,89. Isso já o coloca no topo dos melhores testes do mundo em propriedades psicométricas.

As métricas elevadas de homogeneidade indicam que os itens são muito consistentes na medida do traço latente (inteligência), além disso, as correlações entre resíduos Q3 Yen’s (tabela abaixo) e LD² mostram baixa contaminação por outras variáveis diferentes da inteligência. Conforme podemos observar na tabela abaixo com mapa de calor, a esmagadora maioria dos itens não apresenta esse tipo de contaminação.

A esmagadora maioria dos testes online não tem nenhuma normatização. São QIs “chutados” e colocados numa escala ordinal arbitrária.
A esmagadora maioria dos testes clínicos usados no Brasil, aprovados pelo CFP, é normatizada por TCT (Teoria Clássica dos Testes), que é o método mais simples e antigo, baseado em média e desvio padrão.
Os melhores e mais sofisticados testes clínicos usados no Brasil utilizam TRI (Teoria de Resposta ao Item) com 1, 2 ou 3 parâmetros. TRI é muito superior à TCT em praticamente todos os critérios psicométricos.
Os melhores e mais sofisticados testes clínicos usados no mundo utilizam TRI bayesiano. Até onde sabemos, o STF é o único no Brasil normatizado com modelo bayesiano de TRI 3PL (Lord), via EAP com quadratura de Gauss—Hermite (integração em ), otimizado por método de Brent. Esse procedimento gera resultados mais fidedignos ao longo de todo o espectro, inclusive nos valores extremos. [Existe o TIPA (Teste de Interesses Profissionais Adaptativo), que usa TRI bayesiano, mas não é um teste cognitivo]
Essa é uma característica importante e praticamente imprescindível para que um teste seja capaz de medir corretamente numa larga gama de níveis de habilidade. A norma preliminar do STF foi estimada, de forma conservadora, como cobrindo um intervalo de validade de constructo entre 75 e 145 de QI, baseada em linking resultante da correlação de Pearson com alguns dos principais testes clínicos. Mas após ancorar a média no mesmo nível dos testes clínicos e re-normatizar com TRI bayesiana, o intervalo efetivo de validade mostrou-se mais largo, entre 52 e 154 de QI de adultos. Com ajuste para a idade, atingir níveis mais altos quando aplicado em crianças.
Em breve, logo que o modelo do STE for adaptado para testes de múltipla escolha, o STF também usará esse método para normatização, que produz escores conversíveis em escala de proporção. Para mais detalhes sobre normatização de testes, veja esse artigo:
https://doi.org/10.2139/ssrn.5909646
Conheça também esse artigo sobre o significado de inteligência e sobre correlação com correção por restrição de faixa:
https://doi.org/10.2139/ssrn.5882362
https://doi.org/10.2139/ssrn.5237520
Portanto se você tem interesse em medir sua habilidade intelectual com um dos melhores instrumentos psicométricos que existem, com excelência na construção e na normatização, proporcionando uma avaliação acurada e fidedigna, o ST-NV, STF, STL, STE são alternativas do mais alto nível.
Atributos avaliados pelo ST-NV
A proposta consiste em usar sequências de imagens e grupos de imagens que exigem:
Pensamento lógico
Pensamento abstrato
Identificação de diferenças e semelhanças
Percepção de movimentos
Dedução de regras de agrupamento
Dedução de regras de movimento
Memória de trabalho
Pensamento espacial
Não é movimento no sentido de cinemática da Física, com fórmulas decoradas e repetidas mecanicamente. É movimento na prática, como quando você vai atravessar a rua e desvia dos carros, ou brinca de pega-pega e administra os movimentos de várias pessoas, planejando estratégia para escapar ou para alcançar outra pessoa, ou num vídeo game precisa atingir um alvo em movimento. Você precisa predizer o movimento de um objeto com base no histórico de movimento observado até um certo momento.
Sólida base psicométrica
O ST-NV segue os mais rigorosos protocolos para construção e padronização, destacando-se por:
Questões saturadas de g (fator geral de inteligência).
Validade de constructo ao longo de todo o espectro no qual o teste propõe medir.
Níveis de dificuldade que cobrem todo o espectro no qual o teste propõe medir.
Padronização por meio de linking com testes padrão ouro e refinamento por TRI.
Embora utilize limite de tempo, para padronização, o foco principal está no nível de dificuldade das questões, e exigem compreensão estrutural dos padrões apresentados.
Para quem o ST-NV é indicado
Não há restrição, portanto é indicado a todas as pessoas interessadas. Mas é especialmente recomendado para pessoas que:
Buscam autoconhecimento e desejam conhecer seu nível intelectual em comparação à população em geral.
Preferem questões livres de cultura ou minimamente dependentes de cultura.
Querem um resultado rápido, fidedigno e acurado.
ST-NV x WAIS
Diferentemente de outros testes que supervalorizam vocabulário, memória e conhecimento, como o WAIS, a proposta com o ST-NV é completamente diferente: avalia sua habilidade para pensar, compreender, descobrir padrões, usar esses padrões para fazer previsões. Por isso é uma ferramenta especialmente útil em contextos onde a neutralidade cultural e linguística é essencial.
Obs.: o teste pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade. Basta que a pessoa leia e compreenda as instruções antes de iniciar o teste, ou que alguém leia as instruções para ela, quando necessário.
👉 Inicie agora o Sigma Test – Non-Verbal (ST-NV)
Descubra sua capacidade intelectual em menos de 55 minutos, por meio de um instrumento psicométrico com nível AAA de acurácia e fidedignidade.

